Blog

Notícias e informativos

Aldeia do Imigrante.

Aldeia do Imigrante

História do Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis, um recanto que evidencia a cultura germânico na Serra Gaúcha.

A imigração dos alemães para o sul do pais, ocorreu aproximadamente em 1822. Mas a história do Parque só começou em 1974. Ano de muita comemoração, pois completava 152 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Na época, houve um grande desfile, onde os moradores mostraram seus trajes e acessórios típicos, usados em seu pais de origem, ferramentas utilizadas na lida, diversos objetos e utensílios antigos. Para manter viva na memória e no coração dos moradores, e apresentar sua cultura para todos. Através desse desfile, surgiu a idéia de criar o Parque Aldeia do Imigrante.

Na época o prefeito Afonso Grings, nomeou uma comissão, para pesquisar um acervo de todos os tipos de peças germânicas, e estudar um local para então construir o Parque Aldeia dos Imigrantes.

Em 1983, no mandato do Prefeito Siegfried Drechsler, iniciou a negociação das terras para a construção da aldeia.

O grande foco na construção do parque, foi a arquitetura *enxaimel. Todas as casas locais, foram compradas com recursos públicos. Totalizando uma área de 10 hectares, que hoje o parque possui. A inauguração da aldeia do Imigrante ocorreu em 1985.

Ao entrar no Parque Aldeia do Imigrante uma Aldeia Bávara, com o Pórtico de Entrada, dando as boas vindas aos visitantes, lojas de malhas, lojas de artesanatos e produtos coloniais, salão de baile para apresentações folclóricas. Uma verdadeira aldeia alemã no Brasil.

Dentro da Aldeia Bávara, uma Cervejaria Biergarten, também conhecido como Jardim das Cervejas, que vende cerveja, chopp artesanal e petiscos germânicos. Um dos pratos típicos alemães servidos, destacam -se : Eisben, Kassler, SauerKraut, Salzkartoffen, Spätzle e o Kartoffelkuchelchen, Bockwurst e Wiener Schnitzel.
Horário de atendimento da Cervejaria Biergarten – diariamente das 11:30 às 15:00
Capacidade de 148 pessoas.

Na Aldeia Histórica, foram construídos outros prédios com arquitetura *enxaimel, capela do imigrante, casa paroquial, salão de baile, casa da cantina, ferraria, cemitério, escola comunitária, casa do sapateiro, casa do professor, estúdio fotográfico à moda antiga, replica da primeira sede da cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, e claro o museu histórico municipal.

*Arquitetura enxaimel, é uma construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si, em posições horizontais, verticais ou inclinadas, os espaços entre si são preenchidos por pedras ou tijolos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *